Como Escrever uma Bio Irresistível no Instagram: Dicas para te Destacares na Rede

Qualquer rede social funciona como uma montra do teu negócio. Os teus potenciais clientes visitam o perfil do teu negócio, assim como visitam uma loja de rua ou do centro comercial. Assim sendo, é fundamental que causes uma boa primeira impressão. 

Sabias que a primeira impressão é criada 6 segundos após conheceres alguém? É verdade, além disso, é desafiante reverter uma primeira impressão, apesar de não ser impossível.

Isto significa que é fundamental investires algum tempo a preparar a primeira impressão que o teu negócio vai transmitir assim que alguém visita os teus perfis das redes sociais. 

Pensemos especificamente no Instagram. O perfil é constituído por inúmeras áreas mas quando alguém o visita as primeiras coisas que vê são a fotografia, a bio (biografia), os destaques e a primeira dobra de publicações. Na prática isto reforça a importância extra que deve ser dada a estas áreas em particular. 

Hoje vamos falar sobre a bio do instagram do teu negócio. A biografia do Instagram pode ter até 150 caracteres que incluem emojies. Esta pequena área em que te dás a conhecer, tens pouco espaço para escreverm isto significa que deves apostar numa abordagem semelhante ao Elevator Pitch, ou seja, numa apresentação que podias fazer em poucos segundos, que seja cativante, explique o que fazes e cause curiosidade em quem te conheça. 

Algumas dicas para a tua biografia para Instagram:

1. Usa Palavras-chave Relevantes

As palavras-chave ajudam outros utilizadores a encontrarem o teu perfil e as redes sociais têm o seu próprio SEO. A tua biografia não é excepção, utiliza as palavras chave mais procuradas na tua área de negócio para que possas ser encontrados pelos teus potenciais clientes.

2. Utiliza Emojies com moderação

Os emojis adicionam personalidade à tua bio, mas usa-os com moderação. Demasiados emojis podem tornar a bio confusa. Escolhe com sabedoria os que melhor representam o que queres transmitir.

3. Quem és / O teu Negócio / O Que fazes

Explica concretamente quem tu és ou qual a tua área de negócio. É importante ser explícito e claro para quem visita a tua loja. Imagina um cliente entrar numa loja e não perceber o que vende, não faz sentido, certo? aqui aplica-se a mesma lógica.

4. Como Podes Ajudar Quem te Visita

Em que podes ajudar os teus potenciais clientes? eles sabem o que fazes, mas que resultado os vais ajudar a alcançar? que preocupações vais remover? que dores vais atenuar? que desejos vais acentuar?

5. Partilha Conquistas Profissionais

Se tens conquistas profissionais, prémios ou certificações, inclui-as na tua bio. Isso ajuda a construir a tua credibilidade e confiança e a mostrar o que te diferencia.

6. Inclui Uma Chamada à Ação (CTA)

Queres que as pessoas sigam o teu perfil, cliquem no teu site, ou entrem em contacto contigo? Adiciona uma CTA clara na tua bio. Por exemplo, “Segue-me para dicas diárias de fotografia!”.

7. Liga a Outras Contas e Websites

Este é um extra que fica associado à tua Biografica para Instagram, que não podemos deixar passar. Se tens um blog, um site, uma loja online ou outras redes sociais, não te esqueças de incluir links para essas contas na tua bio de Instagram. Isso pode ajudar a direcionar o tráfego e a construir a tua presença online.

8. Atenção às Palavras que Utilizas

Evita os termos demasiados técnicos. Lembra-te que é uma oportunidade para criares relações de proximidade com os clientes e potenciais. Os termos técnicos afugentam porque não são compreendidos. Ser direto, explícito, conciso e prático.

Gostaste deste conteúdo mas ainda estás meio perdido? Nós temos uma prenda para ti! Faz download aqui de uma checklist única para criares uma biografia de sucesso, que inclui 25 exemplos para te baseares.